- Diante dos acontecimentos de 2021, o cenário que podemos traçar para 2022, em especial para nossa bolsa e principalmente para o primeiro semestre, é cautela. Nesse primeiro momento, temos os investidores estrangeiros à espera da decisão do FED quanto a elevação da taxa básica de juros nos EUA, para montarem suas estratégias.
- Se houver o amento da taxa de juros americana, um possível recuo de liquidez global poderá ocorrer, e consequentemente um encolhimento no ritmo de crescimento mundo afora. Outro fator que devemos ficar atentos, são os “esqueletos” que a China esconde.
- Por aqui, teremos ano eleitoral e as discussões a respeito das pautas fiscais, principalmente as relacionadas ao teto de gastos, além, do crescimento pífio do nosso PIB, o que afeta diretamente as empresas de varejo. Um fator interessante, é que nesse primeiro semestre teremos quase que 95% da população imunizada, o que contribui para um menor impacto, se compararmos com a Europa.
- Temos o IBOV sendo negociado abaixo da média histórica de lucros, abrindo precedentes para avanços, mesmo que timidamente, pois ainda teremos algumas empresas entregando bons resultados no primeiro semestre (exportadoras), mesmo com o cenário local mostrando desaceleração por conta da elevação da taxa de juros (SELIC), o que desestimula investimentos e a tomada de empréstimos por parte da maioria das empresas brasileiras.
- Setores do IBOV que podem se beneficiar para a virada do ano são: Agronegócio, Alimentos (exportadoras), Saneamento (marco regulatório), Siderurgia (pacote EUA), Petróleo (exportadoras) e Seguradoras (aumento da SELIC)
$ Vamos de Gráfico $
- Graficamente falando, o índice esta trabalhando abaixo das principais médias de curto prazo (12 e 21 dias) e principalmente abaixo da média longa.
- Ao olharmos por esse ângulo, o destino mais provável para o índice no primeiro momento é a casa dos 97,5/98,5K no curto prazo, local de grande relevância, por ser um topo formado na subida da pandemia. Com o inverno no hemisfério norte, não podemos deixar de descartar a possibilidade do índice começar o ano lateral, variando entre 101,8K e 106,2k, a espera de decisões importantes acima citadas.
- Façam vossas análises e bons negócios. - Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop. - Vaja abaixo outras análises.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.